terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FIDELIDADE DO DISCIPULADOR E DO DISCIPULO! (Is 48:17)

Salmos 32:8 - Isaías 48:17: Deus quer nos ensinar como caminhar em vitória no caminho da verdade, isso é o caminho que devemos andar não o que queremos. A grande pergunta hoje é: Queremos andar no caminho que é útil ou queremos andar em nossos próprios caminhos? Deus aqui diz ensinar-te-ei o caminho útil que devemos andar. Deus nos dá discipuladores para nos ensinar o caminho útil.


No verso 18 Deus diz: Ah! Se tivesses dado ouvido aos meus mandamentos. Existem benefícios para aqueles que dão ouvidos aos mandamentos do Senhor: Paz, justiça, multiplicação da descendência espiritual e biológica e memória eterna diante de Deus.

Após ser consolidado, firmado em Cristo Jesus, o discípulo necessitará aprofundar-se no conhecimento de Deus e de Sua graça, e a melhor maneira para fazer isso é por meio do discipulado e através de um relacionamento de fidelidade entre discipulador e discípulo, ensinando-o com clareza e destreza os preceitos e estatutos do Reino de Deus.

Instruir significa treinar, estimular, incitar, ensinar, fazer alguém aprender (Isaías 48:17).

Alguns pontos são fundamentais neste processo de discipulado, tais como:

1. Estabelecer a visão do discipular.

A Visão do discipular se estabelece no relacionamento do discipulador com o discípulo. As definições acima revelam o caráter de Deus investindo em cada ser humano, através de Jesus, para que procedamos de igual modo.
O ato de discipular confere a cada um dos filhos de Deus responsabilidades especiais para com aqueles a quem estão discipulando. Isso quer dizer que não podemos negligenciar a tarefa de cuidar dos discípulos dando-lhes uma referência segura, a fim de que tenham em quem se espelhar. Para que isso aconteça, é necessário estarmos refletindo claramente o caráter de Cristo através de nosso procedimento.






2. Fundamentar o discipulado.



A orientação apostólica, dada por Deus, nas cartas escritas à Igreja, fundamenta a visão do discipular através de três pontos:



(Efésios 4: 11- E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo).



O fundamento do discipulado que são os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores é para:



a) Equipando os discípulos.
b) Assistindo-os com objetivo de levá-los a ter uma vida com Deus.
c) Serviços frutíferos.



Transmitindo a verdade a cada geração sucessiva de convertidos, isto é, discipulando aqueles com quem você mantém contato, para que estes, por sua vez, discipulem aqueles que são do seu círculo de relações. (II Timóteo 2:2)



Multiplicando através do exemplo. Isso representa buscar uma vida de santidade, pois a multiplicação só é eficiente se for obedecida por uma vida de fidelidade entre discipuladores e discípulos e líderes que primeiro vivam a verdade na pureza e poder do Evangelho.



3. Viver os princípios da visão do discipular.



O discipulador, na visão do discipular, precisa de princípios bem estabelecidos em sua vida para que expresse com exatidão o caráter dAquele que representam na Terra. Os princípios que perfilam o caráter do discipulador são: Santidade e Fidelidade, que geram o Compromisso.



à Santidade. (I Tessalonicenses 3:13)



A palavra santidade significa o processo, qualidade e condição de uma disposição sagrada e a qualidade da santidade na conduta pessoal. A santidade é o princípio que separa o crente do mundo.



A santidade nos consagra ao ministério do discipulado, no corpo e na alma, encontrando realização na dedicação moral e uma vida comprometida com a pureza.


A santidade faz com que cada característica do nosso caráter seja submetida à inspeção divina e receba a Sua aprovação. A fonte da santidade é um relacionamento pessoal com Jesus e não um sistema de obras.



à Fidelidade. (Provérbios 25: 13)

A palavra fidelidade, na Bíblia, deriva do termo fiel, que no hebraico é emunah e significa firmeza, estabilidade, lealdade, consciência, constância, segurança, aquilo que é permanente, duradouro, constante.

Precisamos ser firmes em nossas alianças tanto como discipuladores e como discípulos. Existem horas que o diabo tenta nos roubar do discipulado e é exatamente nessas horas que precisamos estar firme, ser leais e constantes.

Fidelidade significa estar firme, certo, estabelecido, estável. A cada dia somos provados em nossa fidelidade. A bíblia diz que o fiel será cumulado de benção. (Provérbios 28.20)



à Compromisso. (Atos 26:19)



O Apóstolo Paulo estava totalmente comprometido com o objetivo do seu chamado: pregar o Evangelho e assim estabelecer o seu discipulado. Não há como ter o caráter de Cristo e não expressar compromisso com o Reino.



Como líderes não podem faltar em nossa vida de discipulado a santidade e a fidelidade que representarão o nosso compromisso com Deus e com o Seu Reino.

Escrito por Pr. Elias Lima

12 Dezembro 2010. Posted in Estudo para célula - Estudo para célula: http://www.renovada12.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=973:estudo-para-celula&catid=50:estudo-para-cla&Itemid=230

Nenhum comentário:

Postar um comentário