sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ANTES DE NOS TORNARMOS VERDADEIROS ADORADORES! (II Cr 28; 29)... Parte 1

"A verdadeira adoração é a joia perdida na igreja evangélica de hoje. Temos organização. Trabalhamos muito. Temos ministérios (e até de louvor). Possuímos quase tudo, mas algo é escasso... precisamos procurá-la até encontrar!" (A. W. Tozer - Através das palavras de Marcos Witt no livro Adoremos)

Certo é que, hoje, um dos temas mais acordados é a adoração. Todos são categóricos em afirmar que Verdadeira Adoração é EM ESPÍRITO E EM VERDADE. Assim, podemos recorrer ao nosso estudo anterior (http://profetaney.blogspot.com/2010/12/era-necessario-passar-por-samaria.html) para lembrarmos isso.

 
Muito bem!

 
Mas ante de chegarmos a condição de verdadeiros adoradores, o que devemos fazer? Por onde devemos começar? Como fazer para concluir? Quanto tempo leva? Quanto custa? Vale a pena? E depois, temos a curiosidade de saber: Qual o resultado?

 
Se é em espírito e em verdade, com certeza, deve começar no espírito e através do Espírito (Jo 16:8). Todo processo bíblico de verdadeira mudança aconteceu de dentro para fora, isto é, "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8:32). Verdadeira Adoração é resposta da libertação diária, por intermédio da Graça de Deus.
 
Porém, nem tudo é responsabilidade do Espírito Santo. Fomos nós, a humanidade, que decidimos nos distanciar de Deus e, tendo Jesus Cristo morrido e ressuscitado pela humanidade (Jo 3:16), cabe a nós também, buscar esse nível espiritual de chegar a condição de Verdadeiro Adorador e para respondermos as questões acima, de agora em diante nesse estudo, recorreremos as palavras sábias do Pr. Marcos Witt, através de seu livro Adoremos:

"Antes de falar de adoração, temos de falar do coração, pois é o que o
Senhor mais busca em nós! (Pv 4:23) ...é indispensável que permitamos ao Senhor que penetre até o ponto mais profundo do nosso ser para que não haja nada em nossa vida fora do Seu controle. (pg. 42)

 
Para entendermos a importância de termos um coração correto e em ordem para adorar, estudaremos o segundo livro de Crônicas, capítulos 28 e 29:


Estavam, pois, os levitas em pé com os instrumentos de Davi,
e os sacerdotes com as trombetas.
E Ezequias deu ordem que oferecessem o holocausto sobre o altar; e ao tempo em que começou o holocausto,
começou também o canto do SENHOR, com as trombetas e com os instrumentos de Davi, rei de Israel.
 E toda a congregação se prostrou, quando entoavam o canto, e as trombetas eram tocadas; tudo isto até o holocausto se acabar.
 (II Cr 29:26-28)


Que momento lindo este relatado acima, lembro-me do início dos períodos de adoração de nossas igrejas – tudo preparado, instrumentos afinados, som passado, repertório montado, dançarinos prontos, slides na tela...
 
Enfim, não deve ser diferente em sua igreja.
 
Mas “vem a hora e já chegou” ... está quase tudo pronto:
 
E o CORAÇÃO dos adoradores que estão no púlpito e nas cadeiras?
 
O Senhor sonda os corações, o lugar do sacrifício, para aceitar ou não a oferta (de louvor e adoração) e, por fim, enviar Seu Shekinah!
 
No Capítulo 28 do 2º livro de Crônicas, vemos relatos de um coração que não aceitava o princípio da verdadeira adoração: O Rei Acaz!

“No Versículo 24, vemos que ele teve uma “brilhante” ideia e disse para si:

 
Vamos colocar altares em todos os cantos para que as pessoas possam adorar seus deuses
com mais conveniência e comodidade. É notório que ele era um homem indisciplinado com as coisas espirituais, pois nunca tinha aprendido a ir a casa de Deus.” (pg. 47)

 
Se trouxermos para um entendimento neotestamentário, o Rei Acaz não sentiu necessidade de ir a casa de Deus ou de congregar (Hb 10:25), nem de entregar verdadeira adoração (Jo 4:23-23), muito menos de honrar e de ser o “templo” do Senhor (Ef 2:19-22). Por isso que o coração é o ponto de partida para alcançarmos a condição de Verdadeiros Adoradores.
 
Assim, respondendo nossa primeira indagação: O que devemos fazer?
 
Recorreremos a premissa que onde abundou o pecado, superabundou a Graça (Rm 5:20) e vemos o próximo descendente do Rei Acaz renovando o verdadeiro culto a Deus, a partir da RESTAURAÇÃO DO TEMPLO... Estou falando do Rei Ezequias!
 
Vemos em II Cr 29, que o Rei Ezequias em suas primeiras atitudes deu total atenção ao Templo do Senhor – o lugar onde Deus manifestava Sua Glória! – ele sabia que não podia governar bem se não tivesse a presença de Deus:

 


“O Rei Saul não se importou em ter perdido
a Arca da Aliança para os filisteus.
Mas assim como o Rei Davi,
o Rei Ezequias não governou sem que antes
a Arca da Aliança estivesse de volta em seu meio”. (pg. 48,49)

 

Esses relatos mostram a intensidade do coração que está disposto a render toda Glória a Deus e, consequentemente, adorar em espírito e em verdade.

 
Mas, respondendo nossa segunda pergunta: Por onde devemos começar?

 
Recorreremos a II Cr 29: COMEÇAR PELAS PORTAS! Ou seja, pelo local mais visível e que revela o exterior:

 
 “Trata-se de abandonar os problemas mais óbvios e evidentes da nossa vida e que todo mundo vê:
 idolatrias; fornicações; adultérios; bebedices; mentiras; vícios; fofocas; agressões; glutonarias... ..deixando coisas desse tipo, permitimos que o Senhor nos dê uma ‘pintadinha’, uma ‘nova lataria’, dá uma arrumada no que está exterior, uma ‘fachada’ nova”! (pg. 49)

 
Todavia, de maneira alguma, devemos ficar só nas portas – átrio – devemos obedecer o que está em Fp 1:6 e avançarmos ao interior (ao coração):

 

Imagino que as pessoas da época de Ezequias, quando passavam pela frente do templo,
deviam exclamar: “olha! Concertaram o templo”.
Daquele ponto de vista,
só se podia observar o que estava de fora.
Contudo, bastaria dá “uma olhadinha” por dentro
para perceberem que o templo estava longe de ser consertado” (pg. 50, 51)

 

A sociedade sempre foi especialista em criar disfarces e mascarar as coisas santas - herdadas das “folhas de figueira de Eva e Adão”. Também, o relativismo, o humanismo e a religiosidade são “top’s” nesse assunto. São ícones em criar esses disfarces, do tipo:
  • Cantar na igreja o faz o verdadeiro adorador;
  • Vá de qualquer jeito a igreja e permaneça assim, pois Deus só quer o coração;
  • O importante é a técnica;
  • O “Espírito” é sujeito ao profeta (o correto é: os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas – I Co 14:32);
  • E por ai vai...


Continua.................

Na alegria, no amor e na fé em Jesus Cristo. Autor e digno de toda adoração!!!

Francinei Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário