quinta-feira, 2 de junho de 2011

Só avança quem não perde tempo com embaraços!

II Tm 2:1-7
Tu, pois, meu filho, fortifica-te na Graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a deleitar-se dos frutos. Considera o que digo, porque o senhor te dará entendimento em tudo.


Neste primeiro trecho do capítulo 2, Paulo continua as suas palavras de encorajamento a Timóteo, lembrando-o da fonte de todo poder - Cristo. Ele descreve a luta cristã por meio de três figuras: o soldado, o atleta e o lavrador. Nesse mesmo poder, Paulo também lutava, sofria e... Venceria.

Mas para isso, Timóteo deveria observar alguns princípios, a saber:



1. A permanência do Evangelho. Timóteo tem de ser poderoso no trabalho que Deus lhe deu - com o poder proveniente da "graça" de Cristo. Esta palavra "graça" inclui o poder e os dons do Espírito Santo, dados pela fé em Cristo.
Também os ensinos apostólicos recebidos por Timóteo tinham de ser transmitidos por ele a homens fiéis (que não os mudariam) e idôneos (capazes de ensiná-los a outros). Claramente, os crentes que, como Timóteo, tinham ouvido as pregações de Paulo, podiam comunicá-los a outros conforme a sua memória e capacidade. Mas desde a morte daquela geração, nós temos "ainda mais confirmada" a doutrina apostólica, nos livros do Novo Testamento. Ai daquele que ensina como "apostólico" ou "cristão" aquilo que não condiga com a doutrina do Novo Testamento!

2. Disciplina e galardão. Haverá coisas desagradáveis ou difíceis no serviço cristão, se for feito satisfatoriamente. Tal serviço está descrito por três comparações:

a) O soldado. Uma vez alistado, o soldado leal deixa inteiramente os negócios, responsabilidades e atrações da vida civil; ele se aplica somente aos exercícios e deveres militares e a tudo que está ligado com o bom sucesso na guerra. Ele busca a promoção e se esforça para agradar aos seus superiores. Para o cristão, "os negócios desta vida" significam os prazeres, as riquezas e as ocupações que impeçam ou prejudiquem a vida espiritual, recebida ao converter-se a Cristo, seu Senhor.

b) O atleta. Aqui se refere aos jogos gregos e romanos - ginástica, corridas, pugilismo, combates entre gladiadores. Os jogos eram organizados, como os esportes nacionais de hoje, com regras, juízes e galardões. Os vitoriosos eram tratados quase como heróis de guerra (como hoje), porém tinham que obedecer estritamente as regras do jogo em que participavam e também teriam que treinar vigorosamente para manter-se em boas condições.
Igualmente, o servo de Deus deve andar conforme as regras (os ensinos da Bíblia) e deve manter-se sempre em condição espiritual idônea para vencer na luta contra Satanás. Tudo isto seria por meio de muita oração, constante estudo da Bíblia e cuidadosa disciplina nos prazeres e costumes gerais.

c) O lavrador. Vamos observar que "o lavrador que TRABALHA" - não aquele que somente fica ao lado do campo, olhando os outros trabalhar - ou que fica em casa com medo da chuva!... O serviço de Cristo é trabalho mesmo, como o do lavrador do campo - e o fruto demora até o tempo próprio; mas quando aparece, então há satisfação e alegria para o trabalhador. Que gozo em ver uma alma convertida, depois de muita oração. visitas, conversas, oposição e, às vezes, inimizades!
Trabalhemos, então - a terra pode ser rochosa, enganadora, cheia de espinhos, mas, afinal, produzirá o seu fruto e então participaremos com gozo!

A partir deste pondo, observando tais comparações, vimos que elas são aptas e merecem a consideração cuidadosa do servo do Senhor, o Qual lhe dará a sabedoria necessária para conseguir um trabalho satisfatório e frutuoso. Sabendo que a vida do crente não pode ser embaraçada pelas crises ou desencontros, pois, a sua mente deve ser sempre livre para o uso do Senhor. O homem é grandemente propenso a permitir que os reveses se tornem embaraços permanentes para sua vida.

A militância cristã exige vida desembaraçada, como nos diz o apostolo Paulo: (II Tm. 2.4)“Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida...”. - Querido irmão, Jamais permita que as crises da caminhada sejam transformadas em “derrotas ou em embaraços permanentes para você”. Nem tão pouco, permita que a crise de hoje reflita no seu amanhã. (Ef. 4.26)“... não se ponha o sol sobre a vossa ira”.

As crises quando não entendidas e resolvidas transformam-se em problemas permanentes que nos tira o equilíbrio emocional, a paz e, muitas vezes, a alegria de viver. Portanto, o coração do crente deve ser esvaziado de (Ef. 4.31)“Toda a amargura, e ira, e cólera, e blasfêmia e toda a malícia seja tirada...”; (Ef. 3.19)“Para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. Para sermos vitorioso na jornada cristã teremos de lutar contra inimigos poderosos, como seja:

A CARNE (Gl. 5.17)

“Porque a carne luta contra o Espírito.. para que não façais o que convém”.
O MUNDO (I Jo. 2.15,16)

 “Não ameis do mundo...porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne”.
O DIABO (I Pe.5.8,9)
 “...O diabo, vosso adversário, anda ao derredor buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé”.

A derrota, entendida esta como um problema que se reveste de permanência, é próprio do crente que não busca os recursos de Deus para torná-lo vencedor contra os poderosos inimigos da sua alma. (Ef.6.11)“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. (Ef.6.13)“Portanto, tomais toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes”. A vida do crente quando embaraçada com as coisas desta vida será sempre uma vida inconformada. Aquilo que antes representava amor, não representa mais; virou ódio. E, diante deste quadro, ao invés de pedir o socorro que vem do Senhor e de humilhar-se, reconhecendo a sua fraqueza, passa a se maldizer e a colocar culpa nas situações e nos outros.

Jesus Cristo deixou bem claro que a exaltação ou elevação espiritual será sempre por meio da humildade. (Mt. 23.12)“E o que a si mesmo se exalta será humilhado; e o que a si mesmo se humilha será exaltado”. As nossas atitudes humildes serão sempre contempladas por Deus, mas, quanto aos arrogantes, diz: (Tg.4.6)“Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes”. (I Pe. 5.6)“Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”.

A solução para vencer os embaraços não está na medicina, não está na psicologia, não está na psicanálise, nem nos psicotrópicos, nem no aconselhamento, como ensinado por alguns; apenas Deus, mediante uma atitude de humildade e de arrependimento do crente; removerá os desembaraços do nosso caminho, restaurando-nos a paz e a felicidade tão desejada. (Tg. 4.10)“Humilhai-vos perante o Senhor e ele vos exaltará”. Priorize na sua vida esse encontro de fé com Deus, que, certamente, ele desembaraçará a tua vida e acrescentará felicidade ao teu viver. (II Tm. 2.4)“Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida...”. Vença os embaraços da sua vida (I Pe. 5.7)“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.

O avanço do povo de Deus e, portanto, do Reino, está condicionada a renunciarmos a nós mesmo por amor a Cristo, subjugando nossas vontades, melindres e "prosseguindo para o alvo, com a visão atenta para o Autor e Consumador da nossa fé”.

Na alegria, no amor e na fé em Jesus Cristo. Autor e digno de toda Adoração!

Francinei Santos






Nenhum comentário:

Postar um comentário