"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;" (Mateus 28 : 19)
"Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3 : 3)"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo." (I Coríntios 11 : 1)
"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados." (Efesios 5:1)
Na atualidade, inúmeras estratégias tem sido aplicadas nas igrejas e até fora dela para a formação de discípulos. O DISCIPULADO!
Recorrendo a etimologia da palavra discípulo, encontramos que discípulo, vem do grego “Mathetes” do verbo “Mathano”, significa APRENDER.
Portanto, um discípulo é um aprendiz; que segue tanto os ensinamentos quanto o professor.
Vejamos a seguir as características que um discípulo apresenta no processo de discipulado. Mostrando o nível de discipulado aceito por ele:
1) Anda com Deus (Segue)
O cristão que anda com Deus tem um relacionamento pessoal com Jesus - João 15:4-5. Amigos são inseparáveis - Mateus 16:24-25. Se não houver renúncia, eu não posso andar com Deus, seguir a Jesus. O verdadeiro discípulo renuncia os seus desejos para seguir a Jesus (sacrifício vivo).
O verdadeiro discípulo não tem vida própria
2) Imita Jesus (Imita)
O verdadeiro discípulo é um imitador de Jesus - I Co 11:1. Não podemos imitar (ser igual) o mundo, nosso padrão é a palavra (Jesus –Jo 1). O mundo “jaz” no maligno, não podemos ser o que satanás quer que sejamos (discípulo dele). Temos que ser o que Deus quer que nós sejamos, e Deus quer que sejamos discípulos de Jesus.Aleluia!
3) Vive a palavra (Representa)
viver a palavra é obedecer, é por em prática o que aprendeu - Tiago 1:22-25. A palavra é um espelho (olho para ela e vejo como eu sou).
Costumamos achar o que os outros devem fazer ao invés do que nós precisamos fazer - Tiago 1:25.
O verdadeiro discípulo prospera.
4) Contribui na obra: (Serve)
a) Ministério (serviço): I Coríntios 15:58 - Imitar a Jesus servindo no ministério é fazer o mesmo que Ele fez, dando-se até o fim, não procurando fazer sua vontade própria, mas antes agradar a Deus, procurando em tudo que fizer, que o louvor seja destinado a Deus somente.
b) Bens (ofertas e dízimos): O nível de comprometimento maior é aquele em que envolvemos nossas finanças, o verdadeiro discípulo, não tem as mãos vazias quando comparece diante do Senhor, ou quando percebe a necessidade da obra ou dos irmãos. Filipenses 4:17-19 - Lucas 6:38
5) Impacta o mundo (Missão)
Mateus 10:1,7-8 - Atos 17:6 - Seguindo essas diretrizes, você será como Deus quer que você seja, um discípulo pronto para começar a impactar o seu bairro, sua escola, seu trabalho, as nações!! Aleluia!!!
Por fim, podemos resumir esse estudo na seguinte frase:
Jesus escolheu 12 e ensinou que eles deveriam, primeiramente, o SEGUIR, depois que eles o IMITASSEM e, por fim, que o REPRESENTASSEM na terra, cada um cumprindo a sua MISSÃO!
Espero ter abençoado sua vida com esse estudo e que o Espírito Santo te prospere cada dia mais. Te exortando, te consolando e te edificando, preparando-o para que você também cumpra a sua missão.
Você sabe qual é sua missão, seu chamado?
Você sabe qual é sua missão, seu chamado?
Na alegria, no amor e na fé em Jesus Cristo. Autor e digno de toda adoração!
Francinei Santos
Créditos: Desenvolvido inicialmente por: Pr Derli Oliveira de Lima
Texto adaptado, comentado e revisado por: Francinei Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário