segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Era necessário passar por Samaria... (Jo 4:1-30)

Era necessário passar por Samaria (Jo 4:1-30)
       A Bíblia relata que Jesus, por diversas vezes, tinha que passar por lugares e situações inesperadas que, aos olhos humanos, pareciam infundadas ou "atropeladas" que o faria perder tempo, como foi o caso citados em J0 4:1-30 - "...Deixou a Judéia e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria", mas que na visão espiritual e profética nada era por acaso, tudo cooperava...
Vemos nessa passagem que, o próprio Jesus, no percurso da viagem "cansado do caminho assentou-se junto da fonte" e, tempo depois, pediu água.
       Muitos de nós já assistimos ou ouvimos várias pessoas pregarem sobre essa passagem bíblica, com ênfase na Verdadeira Adoração - em espírito e em verdade, mas focaremos nessa reflexão apenas alguns detalhes que fizeram toda a diferença e antecederam a chamada para a VERDADEIRA ADORAÇÃO. Toda a humanidade tem essa chamada, pois fomos criados a imagem e semelhança de Deus par o Seu louvor, é para todos os que creem em Seu nome. Você crer? Se sim, então esta chamada também é pra você! Mas não esqueça: No mundo tereis aflições... Aflições estas que, com certeza, trarão consigo o cansasso, a fadiga
       Pois bem!

       É bem verdade que Jesus Cristo tenha se cansado não apenas do percurso do caminho, pois a viagem era longa, mas principalmente, das "mazelas" tradicionais percebidas por Ele acerca da Adoração - não era verdadeira - era apenas de lábios, de aparência, de rituais legalístas, apenas de pessoa terrena para pessoa terrena (horizontal). Cansado do caminho, Jesus Cristo determina um novo tempo:

Verdadeira Adoração = Verdade + Submissão + Oração!


       Quando lemos Salmos 1:1-2 (Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite) percebemos a necessidade de uma submissão intensa para com Deus, via a Palavra, isto é, a Verdade. Sabendo disso, Jesus Cristo se propõe a mudar a rota de seu caminho para a Galiléia, "era necessário passar por Samaria", Ele sabia que ali encontraria alguém tão cansada quanto Ele, subjulgada, sofredora de preconceitos, rejeitada por várias pessoas, porém sedenta em descobrir sobre Adoração. Uma pessoa que precisava se encontrar com Cristo!

       Em Mateus 11:29 (Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. E achareis descanso para as vossas almas) Jesus Cristo revelou a intensidade que precisamos ter na entrega a Ele. Ninguém melhor que Ele pra entender as necessidades daquela mulher.

       Tomando por base o conceito de adoração de William Temple (Wiersbe, Warren. Comentário Bíblico. Novo Testamento. Lopes, Hernandes Dias. Apocalipse. Editora Hagnos. Ano 2005. Hendriksen, William. Mais que vencedores. Ed. Cultura Crista. Ano 2001. In: http://maisjesus.net/artigos/2-biblia/74-a-verdadeira-adoracao-e.html), o mesmo declara que Adoração é "Adoração é a submissão de todo nosso ser a Deus. É tomar consciência de sua santidade; é o sustento da mente com sua verdade; é a purificação da imaginação por sua beleza; é a abertura do coração a seu amor; é a rendição da vontade a seus propósitos".

       Sabendo de tudo isso, chega então o grande momento histórico do Rhema: A maior revelação sobre verdadeira adoração de todos os tempos: Em espírito e em verdade!

       Essa revelação não foi entregue diretamente a nenhum dos 12 de Jesus Cristo, nem a rabinos da época, muito menos aos Sacerdotes ou Sumo Sacerdotes judáicos, nem mesmo as levitas... Sabemos que todos que buscam ao Senhor de maneira nenhuma Ele os lançará fora, portanto creio que se essas pessoas, listadas pouco acima, tivessem procurado a Cristo com o anseio de saber como ou qual o lugar da verdadeira adoração, com certeza, Cristo tinha revelado. ... Mas foi necessário ir a Samaria para Cristo descansar não só o seu corpo, mas também o seu espírito em poder deixar esse legado a respeito da adoração.

       Após um breve diálogo, Cristo faz o teste da Verdade:

Jesus: Chama o teu marido!
Samaritana: Não tenho marido.
Jesus: Disseste bem!

       A libertação na vida de uma pessoa só é possível com o conhecimento da Verdade, por isso Jesus vendo a verdade nas palavras da mulher e percebendo a submissão de uma Samaritana em querer aprender de um Judeu, lhe dá o sentido da adoração profética: Em espírito e em verdade!
       Os resultados dessa revelação foi impactante. O nome de Jesus Cristo é anunciado por essa mulher em Decápolis (conglomerado de 10 cidades) e a restauração na vida daquela mulher, pois a palavra dela passou a ser respeitada por todos. Seu testemunho infuenciou uma "nação"!
       Muitas vezes, somos levados a lugares que não entendemos, passamos por situações que não imaginamos... tudo isso é, possívelmente, permitido pelo Senhor para que possamos assim como Ele passar por Samaria e também deixar um legado do nosso testemunho. Também, para que mais na frente possamos descansar nosso espírito em saber que nosso Desígno está sendo cumprido conforme o Senhor nos chamou!
       Jamais devemos nos esquecer da importância da Palavra na adoração.
                                             A verdadeira adoração é estruturada pelas Escrituras. “Os verdadeiros adoradores adoram...em verdade”, disse Jesus. A Bíblia nos revela o Deus a Quem devemos adorar e como devemos fazê-lo: “com reverência e santo temor”. As Escrituras produzem a atmosfera e fornecem os temas, as orações, os louvores e a pregação. Dessa forma, possuímos um padrão para conhecer o que é certo e o que é errado em tudo o que é falado e cantado. Desfrutamos, também, uma maravilhosa liberdade de todas as tradições e artefatos que são introduzidos por homens não espirituais, na inútil tentativa de “tornar” a adoração mais importante e “significativa”. A verdadeira adoração é essencialmente simples. (Geoffrey Thomas é pastor da Igreja Batista Alfred Place Baptist Church em Aberystwyth, País de Gales. Ele também trabalha como Editor Assistente da Banner of Truth e do The Evangelical Times. Traduzido por: Eurico Correia. Fonte: Revista Os Puritanos. Original em inglês: Banner of Truth - nº 153, junho/1976. In: http://www.monergismo.com/textos/adoracao/natureza_verdadeira_adoracao_geoffrey.htm).
       Por fim, declaro que neste ano de 2011, Deus trará revelações estraordinárias sobre o Seu Reino aos verdadeiros adoradores, trará um sobrenatural modo de viver a Palavra; e de praticá-la... nos púlpitos, nos templos, nas casas, na sociedade... porque esse é o descanso do Senhor: que desfrutemos da verdade e das promessas que o Senhor fez pra quem as pratica. Sem esquecer que, muitas vezes, é necessário passar por Samaria. Um ano de muito bálsamo para os nossos corações, muito AAS... Amor + Atitude + Simplicidade! ... Ano das portas abertas e da prosperidade pela Palavra! (Ap 3:8)
       Espero ter contribuido com sua vida e ministério com esse estudo dado pelo Espírito Santo ao meu coração.
Na alegria, no amor e na fé em Jesus Cristo, Autor e digno de toda adoração!
Francinei Santos
Ministério de Adoração